Bec Editora | Um mundo se abrirá aos seus olhos
2

"Um mundo se abrirá aos seus olhos"

"Um mundo se abrirá aos seus olhos"

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar

Aksel Sandemose (1899-1965)

Aksel Sandemose (1899-1965) foi um escritor dinamarquês-norueguês cujas obras frequentemente elucidam o tema de que as repressões da sociedade levam à violência.

Seu primeiro livro foi a coleção de contos Fortællinger fra Labrador (1923), posteriormente publicou mais cinco livros em dinamarquês antes de se mudar para a Noruega em 1930 e começar a escrever em norueguês sua obra-prima que o consagrouEn flyktning krysser sitt spor” em português  “Um fugitivo percorre seus rastros”, tradução do norueguês para o português de Leonardo Pinto Silva.

Ficou conhecido, por ter formulado a Lei de Jante (em norueguês e dinamarquêsJanteloven) que codifica a tendência do coletivo desvalorizar todo aquele que é diferente ou que tem mais êxito do que os outros.

Sandemose publicou seu primeiro livro na Dinamarca em 1923. Sua obra mais notável foi En flyktning krysser sitt spor (1933). O romance foi traduzido para o inglês e publicado sob o título A Fugitive Crosses His Tracks em 1936. Nesse romance satírico sobre a vida em uma aldeia dinamarquesa, Sandemose introduziu o conceito da Lei de Jante , uma lista de dez regras culturais que descrevem um padrão de comportamento de grupo em relação aos indivíduos, supostamente comum aos países nórdicos. Mas o próprio autor considerou, em um prefácio para uma edição posterior, que a Lei era universal e mais comum no Brooklyn do que em sua própria cidade natal.

Ele também foi ensaísta e jornalista. Durante vários anos, teve uma coluna regular na revista semanal Aktuell. Sandemose recebeu o Prêmio Dobloug em 1959 e foi um dos seis finalistas ao Prêmio Nobel de Literatura em 1963.

Aksel Sandemose (1899-1965)
+