"Um mundo se abrirá aos seus olhos"
A BEC foi fundada em 28/01/2005 no bairro da Bela Vista, São Paulo – Capital.
A BEC Biblioteca de Estudos Científicos, nasceu do objetivo de publicar obras e traduções da Literatura mundial que possam mudar e revolucionar a vida daqueles que as leem, obras que elevem, deem sentido à vida e à existência do ser social. Firmado neste objetivo, a BEC visa promover a Educação, a Cultura, a Arte e a Cidadania, fortalecendo as competências de leitura e escrita. Por isto o símbolo na sua logomarca de um livro aberto representando o ato de ler e uma pena desenhada na capa representando o ato de escrever.
Estreou no mercado editorial brasileiro com a criação da “Coleção Biblioteca Nórdica” inaugurada com o lançamento das obras-primas, em traduções inéditas e diretas do idioma original, do escritor dinamarquês do século XIX Jens Peter Jacobsen (1847-1885). Um gênio da narrativa, pouco divulgado no Brasil, que influenciou uma geração de escritores em todo o mundo, entre os quais: Thomas Mann, Robert Musil, Franz Kafka, Sigmund Freud, Arthur Schnitzler, Hermann Hesse, James Joyce, Stefan Zweig, Otto Maria Carpeaux e o austríaco Rainer Maria Rilke, seu discípulo e maior divulgador.
Botânico, tradutor de Darwin para o dinamarquês, fundador da escola naturalista na Dinamarca, romancista e poeta, foi autor de uma reunião de contos intitulada “Mogens e outros contos” e dois romances: “Niels Lyhne” e “Senhora Marie Grubbe – Interiores do século XVII” todos publicados pela BEC. Além dessas obras, Jacobsen escreveu também alguns poemas, cartas e contos inacabados.
Para resgatar ainda mais a memória desse mestre da descrição, promover e mostrar sua importância na Literatura mundial, em 2025 a BEC publica também a tradução da sua biografia “Uma morte difícil - A vida e a obra de Jens Peter Jacobsen” que também entra na “Coleção Biblioteca Nórdica”. Uma biografia crítica escrita em inglês por Morten Høi Jensen, crítico e escritor dinamarquês.
Pensando nas gerações futuras, em 28/01/2025 a BEC funda o CCBEC – Centro Cultural Biblioteca de Estudos Científicos, um Centro Cultural Educacional de Assistência Social sem fins lucrativos mantido com os recursos das vendas dos livros publicados pela BEC para promover ainda mais a Educação, a Cultura, a Arte, o Esporte e o Lazer. Com a fundação do CCBEC a BEC visa alcançar crianças e adolescentes por meio desses cinco pilares que são o “baluarte do movimento dos direitos humanos, na medida em que garante à criança e ao adolescente o acesso ao conhecimento histórico e culturalmente construído, permitindo-lhes o desenvolvimento integral. Tendo por base os pilares da educação preconizados pela UNESCO para o século XXI, pela EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE e LAZER, ficando assegurada à criança e ao adolescente a oportunidade de aprender a SER, de aprender a CONHECER, de aprender a FAZER, de aprender a CONVIVER e também de aprender a SONHAR, aprendizagens essas precursoras das competências nas dimensões pessoais, cognitivas, produtivas, sociais e relativas ao projeto de vida”.
A finalidade principal do CCBEC é promover projetos e ações sociais, educacionais, culturais, artísticos, esportivos e recreativos para o desenvolvimento das capacidades plenas do desenvolvimento, do conhecimento, da defesa e da garantia dos direitos das crianças e adolescentes; visando atingir a missão de: “honrar, acolher, garantir, cuidar, educar, desenvolver e proteger a criança e ao adolescente” para que eles se sintam bem, confiantes e tenham oportunidades de desenvolver e atingir o potencial máximo que sua natureza dispõe e através desses pilares consigam expressar suas emoções e comunicar suas ideias e experiências provocando mudanças no meio social.